Depois de um período afastada das obrigações acadêmicas e do mundo virtual devido a uma insistente dor de garganta, eis que me deparo com a Semana da Comunicação da minha querida faculdade...
O tema desse ano foi empreendedorismo. A princípio achei que seria mais um monte de palestras chatas e cansativas e que o que me daria forças para ficar no auditório por três horas seguidas sem intervalo seria as “benditas” horas RAC. Me acomodei numa poltrona já desesperançosa e logo começou a palestra da Gerente de Atendimento da agência Pró Brasil, a publicitária Grasiela Scallioni. O tema da palestra dela era “Construção da identidade da marca Ricardo Eletro”, logo pensei: lá vem blá blá blá de publicitário...
Só que para minha surpresa a palestra foi muito interessante, uma das melhores da semana!
Grasiela nos contou como um bom plano de comunicação junto com o feeling e empreendedorismo do próprio Ricardo, dono da marca, alavancou o crescimento e respeito da marca no mercado nacional. Segundo a publicitária, quando o Ricardo procurou a empresa ele possuía 37 lojas em MG e ocupava o 14º lugar entre as grandes lojas de eletrodomésticos. Depois da criação de uma identidade visual para marca e grandes propagandas na TV feitas em 3D, sempre reforçando o diferencial da marca que é o preço baixo, o Ricardo Eletro virou referência em publicidade, hoje, todas as lojas do segmento defendem que o produto tem que ser mais barato.
A Ricardo Eletro fez merchandising no Caldeirão do Hulck e dessa forma o próprio Luciano Hulck ficou curioso para conhecer o tal Ricardo, que era caipira e que nos fins de semana ele próprio virava vendedor e cobria qualquer oferta da concorrência. E o tal Ricardo virou história, e das boas, no programa, o que fez o dono e a marca se confundirem ainda mais.
Fiquei surpresa quando Grasiela disse que a marca de 14º passou para o 4º lugar em vendas no país com 280 lojas. Mas o espírito empreendedor do Ricardo continuou em ação e para crescer mais e ainda mais rápido ele resolveu fazer uma junção com a maior marca de venda de eletrodomésticos do nordeste, a Insinuante. Que resultou na Máquina de Vendas S/A , que passou a ser a 2ª maior loja do segmento, mais uma vez esmagando uma parte da concorrência de forma agressiva.
Com essa palestra eu percebi que realmente existem as pessoas que nascem para fazer determinadas coisas, que têm um dom, o chamado feeling. E haja talento para construir um império dos eletrodomésticos.
O tema desse ano foi empreendedorismo. A princípio achei que seria mais um monte de palestras chatas e cansativas e que o que me daria forças para ficar no auditório por três horas seguidas sem intervalo seria as “benditas” horas RAC. Me acomodei numa poltrona já desesperançosa e logo começou a palestra da Gerente de Atendimento da agência Pró Brasil, a publicitária Grasiela Scallioni. O tema da palestra dela era “Construção da identidade da marca Ricardo Eletro”, logo pensei: lá vem blá blá blá de publicitário...
Só que para minha surpresa a palestra foi muito interessante, uma das melhores da semana!
Grasiela nos contou como um bom plano de comunicação junto com o feeling e empreendedorismo do próprio Ricardo, dono da marca, alavancou o crescimento e respeito da marca no mercado nacional. Segundo a publicitária, quando o Ricardo procurou a empresa ele possuía 37 lojas em MG e ocupava o 14º lugar entre as grandes lojas de eletrodomésticos. Depois da criação de uma identidade visual para marca e grandes propagandas na TV feitas em 3D, sempre reforçando o diferencial da marca que é o preço baixo, o Ricardo Eletro virou referência em publicidade, hoje, todas as lojas do segmento defendem que o produto tem que ser mais barato.
A Ricardo Eletro fez merchandising no Caldeirão do Hulck e dessa forma o próprio Luciano Hulck ficou curioso para conhecer o tal Ricardo, que era caipira e que nos fins de semana ele próprio virava vendedor e cobria qualquer oferta da concorrência. E o tal Ricardo virou história, e das boas, no programa, o que fez o dono e a marca se confundirem ainda mais.
Fiquei surpresa quando Grasiela disse que a marca de 14º passou para o 4º lugar em vendas no país com 280 lojas. Mas o espírito empreendedor do Ricardo continuou em ação e para crescer mais e ainda mais rápido ele resolveu fazer uma junção com a maior marca de venda de eletrodomésticos do nordeste, a Insinuante. Que resultou na Máquina de Vendas S/A , que passou a ser a 2ª maior loja do segmento, mais uma vez esmagando uma parte da concorrência de forma agressiva.
Com essa palestra eu percebi que realmente existem as pessoas que nascem para fazer determinadas coisas, que têm um dom, o chamado feeling. E haja talento para construir um império dos eletrodomésticos.
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